segunda-feira, 9 de julho de 2012

Resultados dos exames nacionais básico e secundário 2012

Na primeira chamada dos exames nacionais de 2012, os alunos do 6.º ano tiveram, de média nacional a Língua Portuguesa (LP) 59% e a Matemática 54%. Contudo, a percentagem de alunos com nível 1 e 2 ( numa escala de 1 a 5) foi de 24% a LP, praticamente um quinto; de 44% a Matemática. No final do ano reprovaram 10% dos alunos a LP e 23% a Matemática.

Quanto aos alunos internos do 9.º ano, os resultados dos exames nacionais foram os seguintes: 54% a ambas as disciplinas. Surpreendentemente, a Matemática, depois de um teste intermédio tenebroso, com uma média nacional na casa dos 30%, os alunos conseguiram uma média dez pontos percentuais acima do resultado do ano anterior (44% em 2011). Ainda assim, 45% dos estudantes tiveram resultados de nível 1 e 2 e 27% reprovaram. Quanto a LP, 36% tiveram testes corrigidos com nível 1 e 2 e reprovaram 11% dos estudantes.

No que diz respeito ao secundário houve ligeiras subidas à maioria das disciplinas, excepto a Biologia e Geologia A (media de 9,8 - numa escala de 0 a 20 -, menos 1,2 valores do que o ano passado) e a Física e Química A, com média de 8,1, uma descida de 2,4 valores relativamente a 2011.
A maior subida verificou-se a História A com 11,8 (mais 1,3 valores do que no exame anterior).
Nas restantes cadeiras observaram-se ligeiras subidas entre os 0,1 e os 0,7 valores: a Português A a média foi de 10,4; a Matemática A 10,5; Geografia A teve 10,6; Matemática Aplicada às Ciências Sociais conquistou os 10,6; a Geometria Descritiva A teve 10,7 e a Economia A a média foi de 11,7 valores. O exame de Filosofia não era realizado desde 2007 e a média foi de 8,9 valores.
BW

62 comentários:

  1. onde estão as notas?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. devem sair ao final da tarde penso eu

      Eliminar
    2. as notas deverao sair no final da tarde acho eu

      Eliminar
    3. Eu passei por acaso sabes me responder onde estão as respostas que dizem estar na internet a resposta das perguntas do exame ? :)
      Para quem passou desejo os meus parabêns! :))

      Eliminar
    4. onde estao as notas

      Eliminar
    5. Os critérios de correção dos exames estão no GAVE:

      http://www.gave.min-edu.pt/np3/451.html

      Eliminar
  2. é estranho os aluno terem as respostas semelhantes as do gave, no entanto, terem só 13.
    Mas pronto, e pior ainda é nunca tenha sido feito um inquérito em relaçao aos alunos que obtiveram as respostas do exame, e os outros acabam por sem prejudicados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CONCORDO !
      com respostas semalhantes às do Gave, e só tive 13 nos exames -.-
      pelas minhas contas tinha 15 --'

      Eliminar
  3. 8.9 a filosofia... uau sinto-me um génio. tirei 18.1.

    ResponderEliminar
  4. É tudo uma palhaçada!!!!

    ResponderEliminar
  5. como e ? qerias saber a nota dos meus exames mas nao sei onde ir sem ser ir a escola

    ResponderEliminar
  6. porque não fazem referência aos exames de alemão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabes como é... Portugal apenas dá importância as ciências, as matemáticas e ao português. Filosofia, inglês, alemão... é desvalorizado a força toda! Não sei como é que ainda mencionaram o exame de filosofia. Enfim, viva Portugal!

      Eliminar
    2. E este foi o primeiro site em que vi referências aos exames dos alunos de Humanidades e Artes, uma vergonha...!

      Eliminar
  7. quando é que chegão as notas? eu pensei que era hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. atenção aos erros ortográficos!!!

      Eliminar
    2. tu tens nega a portugues de certeza :p

      Eliminar
  8. A Português a média foi 9,5 e a Matemática 8,7.

    ResponderEliminar
  9. Onde posso consultar a minha nota do exame??

    ResponderEliminar
  10. Porcaria ... nós queriamos era saber as nossas notas ...

    ResponderEliminar
  11. só revela o tipo de professores que temos!!! não sabem ensinar.......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se os alunos nao estudam os professores que eu saiba nao sao santos para fazerem milagres. Alem que os exames nacionais nao avaliam a materia toda e isso tb nao e culpa dos professores

      Eliminar
    2. Ou os alunos não querem estudar!

      Eliminar
    3. Uma grande parte dos alunos não sabe , nem quer estudar; os exames não são propriamente fáceis e os critérios de coRreção são muito rígidos. Como tal, o Anónimo devia ponderar o que diz... De resto, o seu comentário DIZ TUDO!

      Eliminar
    4. olhem, eu sou professor de História. e dou aulas ao 8º anos da escola (não vou referir)e é realmente interessante, que tanto temos alunos de 90% como á alunos que têm uma miséria de nota de 32%, que foi a nota mais baixa que tive em todos os oitavos anos!!!! por isso não pode ser dos professores! por que se há alunos que aprendem e sabem a matéria, os outros só não aprendem, por que não passão para o caderno a matéria que dou e que tenho planeada para a aula, estão desenteressados e acho perfeitamente que têm tantas capacidades como os outros! por isso SÓ REVELA O TIPO DE ALUNOS QUE TEMOS! QUE NÃO SABEM ESTAR ATENTOS AQUILO QUE DEVERIAM DE ESTAR! SÓ PENSÃO EM CASA DOS SEGREDOS, E TELEMÓVEL E NAMORADOS/AS!

      Eliminar
    5. Sr. Professor de História, é preferível estar atento a todas essas coisas do que chegar a uma idade avançada e cometer erros gravíssimos, como os que cometeu.
      *passam
      *desinteressados
      pensam

      Cumprimentos.
      Ass. Aluno que sabe português.

      Eliminar
  12. Tenho cada vez mais uma grande desilusão com o país onde nasci e vivo, relativamente à educação! O valor que se paga para realizar um exame externo à disciplina é exurbitante, e cada vez menos apoiam quem quer trabalhar e estudar! Reprovei no final de secundário a (Matemática A), como já não havia módulos à noite, tive que acabar o secundário pelas Novas Oportunidades, a média que tinha das disciplinas de secundário contava para entrada na faculdade...este ano ao tentar concorrer já não contava (disseram-me agora não conta porque a lei mudou, só conta a nota que tiveres no exame), tive que repetir os exames de ingresso! Tudo bem, mas é ridiculo que seja obrigada a faltar ao meu trabalho para realizar 2 fases de exames quando eu só queria ir a 2ºfase...é só mais uma forma de nos levarem dinheiro, e contribuirem para que fiquemos desempregados, quando já é complicado pedir umas horas num dia, quanto mais 2x...e ainda dizem que querem ver os jovens a trabalhar!!! Não percebo porque é que nos outros países ajudam jovens trabalhadores e no nosso além de pagarmos e não aprendermos nada!!! Ninguém se preocupa em nos apoiar! Está a ficar insustentável viver em Portugal!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens tu e todos. Andam é a brincar com o povo português, com quem trabalha e estuda. Desprezam este pessoal e valorizam quem passa o dia nos cafés a beber e a fumar, quem nunca trabalhou na vida e consequentemente não têm nada em seu nome. Por isso recebem rendimento mínimo, casas e blá blá blá vindo do bolso de quem trabalha. Agora pergunto-me para quê trabalhar? Para quê estudar?
      Um outro assunto que me deixa revoltada é sem dúvida as médias para entrar na universidade. É realmente estúpido e ridículo exigirem médias tão altas para determinados cursos quando depois ( no caso da medicina e ñ só) fazem indiscutivelmente falta no nosso país, surgindo a necessidade de contratarem médicos de Colômbia, Espanha...que entram neste curso com uma média de 14, enquanto que em portugal no mínimo seria um 18,6.... Fico realmente revoltada com este país. Ridiculizam quem seriamente trabalha.

      Eliminar
    2. claro que sim! mas também em relação as médias, saiem mais bem preparados de portugal, do que de Espanha. mas por outro lado o pais é do povo! e como acima (o anónimo de 9 de Julho de 2012 18:52)disse "ridicularizam quem seriamente trabalha" tem toda a razão!!! andamos todos aqui a pagar para pormos pão na mesa a outra família qualquer quando também precisamos!

      Eliminar
  13. como sabemos as notas??

    ResponderEliminar
  14. Talvez se os exames avaliassem o saber dos alunos essas notas seriam mais altas, no entanto os exames não passam de meras interpretações que são bastante acessíveis a todos os que não estudam e porquê? Porque não questionam e nem sequer tentam responder de acordo com a matéria do programa (uma vez que é impossível porque os senhores do GAVE não se interessam por isso). Queria também deixar uma crítica aos gráficos do exame de biologia, este exame está feito há um ano e, depois de passar por inúmeras entidades, nomeadamente professores da universidade, não é corrigido e, pior ainda, é a resposta que o GAVE!

    ResponderEliminar
  15. Estas medias...a responsabilidade das notas nao pode ser apenas dos alunos, a menos que todos os estudantes a nivel nacional estejam a "dormir"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os exames são mesmo bastante exigentes e talvez até demais, os alunos vão nervosos para a sala de aula, alguns nem se dão ao trabalho de pegar nos livros, e outros que andam a brincar com isto tudo! eu enquanto professor, sei que não é fácil, mas têm de fazer um pequeno esforço!

      Eliminar
  16. Já tou farta de esperar! Onde estao os resultados dos exames?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tás farta aguentas-te que ninguem te está para aturar!

      Eliminar
  17. Os resultados dos exames só podem ser consultados na escola !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tambem podem ser consultados na internet

      Eliminar
    2. finalmente! alguém de geito que presta atenção á quilo que as pessoas dizem!

      Eliminar
  18. Os resultados dos exames só podem ser consultados na escola !

    ResponderEliminar
  19. onde é que podemos consultar as notas dos exames nacionais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na vossa escola!

      Eliminar
    2. Ya a minha mãe queria ver os resultados mas não sabemos do site

      Eliminar
    3. Só uma pergunta: em que site vemos os resultados dos exames de 6º ano, podiam-me dizer o site?

      Eliminar
  20. Nas escolas é onde se afixa os resultados!!

    ResponderEliminar
  21. afinal onde estão os resultados dos exames nacionais que toda a gente dis estarem na internet.

    ResponderEliminar
  22. Alguém sabe como podemos ver os resultados dos exames 6º Ano na internet??
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  23. Pois esta pagina é um engano. pensei que tivessem aqui os resultados

    ResponderEliminar
  24. Economia A a registar a melhor média , Muito bem !
    Portugal é um pais de Economistas ahahah :D

    ResponderEliminar
  25. Tive positiva chupem-me

    ResponderEliminar
  26. no 6 ano reprovram muita gente ?

    ResponderEliminar
  27. OMG a ignorancia deste povo. Estao no 11º ou 12º ano e ainda perguntam onde se vao ver as notas? Nao sabem que as escolas as afixam? Ou estavam a espera de correio?
    Para aqueles que dizem ser uma vergonha nao falar de alemao e filosofia, etc... raciocinem. As medias nessas disciplinas têm vindo a ser positivas ao longo dos anos. Tendo em conta que FQ e Matematica e onde a maioria dos alunos se espeta e normal falarem delas. Portugues e normal falarem, e a nossa lingua nacional crg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ora aqui está alguem que presa o nosso pais e que presta atenção!

      Eliminar
  28. como posso ver o resultado dos exames da 2 fases?

    ResponderEliminar
  29. quando saem as notas dos recursos?

    ResponderEliminar
  30. Pk depoix nao nox dam noxox examex pra cnfirmarmx ax noxax notax? Pk ax vezex outrox teacher nx matrecam, dvem ver bem ixo kremx ver ax notax.

    ResponderEliminar
  31. Boa noite, podem consultar as vossas notas online através do dges. Já devem ter recebido a senha de acesso ao ensino superior no vosso email. Basta então entrar neste link https://www.dges.mec.pt/online/ e iniciar sessão, colocar no local de numero de identificação os vossos BI ou CC e seguido da senha que receberam no vosso email.
    Nota: Atenção isto apenas funciona para alunos que estão no 12ºano, para os mais jovens resta apenas irem a vossa escola consultarem as vossas notas.

    ResponderEliminar