segunda-feira, 9 de maio de 2011

Brincar com pintores famosos


A minha filha de 4 anos chegou a casa e disse que na escola tinha estado a ver quadros. Até aqui tudo normal. O estranho foi quando reproduziu, quase fielmente, o nome dos pintores: Miró, «Modigliano», «Archimboldo»! Se eu fiquei espantada, nem imaginam a cara do pai quando chegou a casa e lhe perguntou o que tinha feito na escola!



Perante um trabalho que tanto a entusiasmou, achei que tinha de contribuir para desenvolver este gosto. Comecei por procurar nas livrarias, mas não encontrei nada muito adequado a estas idades.
Depois pesquisei na net e acabei por encomendar uns livros com imagens, autocolantes e uma página de biografia em inglês (para ela tanto faz ser em inglês ou japonês, pois ela ainda não sabe ler) . Várias semanas depois, quando chegaram, fizeram um sucesso. Pertencem a uma colecção de "Sticker Art Shapes", ou seja, autocolantes para reproduzir quadros famosos. De um lado da página está o "original", do outro está um modelo para completar com os autocolantes.

Recentemente, acabei por aumentar a nossa colecção, pois na Bertrand do Vasco da Gama, enquanto esperava na fila para pagar, vi numa bancada mais livros desta mesma colecção pelos mesmos 7 euros. E não resisti.

Há dias, sugeri que fizessem um concurso: cada um deles escolhia um quadro e eu dava a partida. Ganhava quem completasse a imagem com os autocolantes certos e nas posições certas mais rapidamente. Ele de 7 e ela de 4 adoraram. Fica a ideia.

Ana Soares

4 comentários:

  1. Vou fazer link para amanhã às 7H00
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Fantástico.
    A educação através das artes é algo que deve ser incentivado a todo o momento. Tenho efectuado, como professor, numerosas experiências nesse sentido e os resultados são óptimos.

    ResponderEliminar
  3. É verdade. Dos mais pequenos aos mais crescidos, a educação pela arte resulta sempre bem!

    ResponderEliminar
  4. Fantástico.De pequenino é que se torce o pepino

    ResponderEliminar