terça-feira, 31 de maio de 2011

O x-acto é perigoso?

Liga-me uma leitora, avó, preocupada com o x-acto, utensílio utilizado nas aulas de EV e ET: "Aquilo é uma arma. Eu escondo-a do meu neto e ele leva falta de material, mas não interessa. Não está bem levarem aquilo para a escola, não acha? Não deviam usá-lo na escola. Devia ser proibido."
Eu ando cansada e doente, de maneira que tenho menos paciência do que é costume e respondo: "Ó minha senhora, um x-acto é necessário para as aulas dessas disciplinas, como a régua, o lápis, a tesoura... O x-acto não é mau, podem é fazer mau uso dele e só quem é muito doente ou mal intencionado é que usa um x-acto como uma arma... Além disso, o que aconteceu [em Mem Martins, uma rapariga de 17 anos, agrediu outra de 14 com um x-acto] não foi numa escola, mas na rua. A rapariga nem sequer estuda ou trabalha.". O que não disse: "Não infernize a vida ao seu neto... Não lhe abra os olhos para maus usos do x-acto, da faca de cozinha ou do corta-unhas. Ensine-o a usar bem cada um desses objectos. Não ao medo, sim ao esclarecimento e à responsabilidade."
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário