"A dispersão disciplinar, a cargas horárias mal distribuídas, a quantidade de docentes e a consequente dificuldade em articular e integrar tudo isto convergem no princípio de ensinar mal um pouco de tudo, quando seria preferível ensinar bem o que é fundamental. Esse mesmo princípio conduz à desvalorização do que considero serem os saberes axiais e estruturantes das aprendizagens: o Português e a Matemática".
David Justino, Difícil é Educá-los, p. 77
Comparem-se as horas dedicadas a estas duas disciplinas nos países da OCDE:
Dos 9 aos 11 anos - correspondente aproximado ao 2º ciclo
Leitura e escrita - Portugal 15 h / Média OCDE 23 h
Matemática - Portugal 12 h / Média OCDE 16 h
É importante investir mais horas no português e na matemática.
ResponderEliminarO meu medo, enquanto pai e profissional da educação não é o aumento da carga horária. É que em Portugal quando se aumenta a carga horária aumenta-se o "programa". Os alunos necessitam de tempo para "interiorizar" os conhecimentos em aprendizagem. Por isso, entre deixarem como está e aumentarem os programas porque passa a haver mais horas dessas disciplinas ... deixem estar!
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