domingo, 1 de maio de 2011

Porta-viagens, um projecto inovador para o 5º ano

Porque desejamos tornar a nossa língua e a disciplina de Português mais apetecível, convidamo-vos a olhar para este novo projeto: Porta-viagens.

Este é um post um pouco a olhar para o "meu umbigo", é verdade, mas não resisto. É que, finalmente, neste novo ano lectivo, o projeto que partilho com a colega Marta Branco vai chegar às escolas. Trata-se de um manual de Português para o 5º ano. O mesmo nasceu de um convite da Texto Editores e da muita vontade de criar um projecto inovador, apoiando os professores na árdua tarefa de motivar os alunos em ano de transição entre ciclos (do 1º para o 2º) e de regime (pois aqui os miúdos passam de um regime de monodocência para um mundo de inúmeras disciplinas e novos professores).

E, modéstia à parte, acho que fomos bem sucedidas.

O projeto intitula-se Porta-viagens e é exactamente em torno deste conceito da viagem que o mesmo se desenvolve.

Acreditamos que as aulas de Português devem ser sempre viagens diversificadas, embora com etapas potencialmente previsíveis (as cinco competências).
Pretendemos, por isso, oferecer um guia seguro a professores e alunos.
Deste modo, tal como numa viagem real, podemos fazer uma exploração exaustiva de um tema e competência ou, em alternativa, podemos querer fazer uma viagem com fins mais particulares, decidindo determo-nos em determinada competência que os alunos precisam de desenvolver.
É assim o Porta-viagens: um projecto de viagens completas e exaustivas. O professor, ao jeito de guia da viagem, pode manipular e adaptar o percurso proposto à sua realidade e às necessidades particulares dos seus alunos.
Esperamos que todos possam fazer uma boa viagem pela Língua Portuguesa com o nosso Porta-viagens!

Ana Soares

9 comentários:

  1. Tens razão em estar orgulhosa! Está um trabalho fantástico! Vou divulgá-lo o quanto puder!

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  2. Paabens pelo manual. Contudo, e se me é permitida uma critica construtiva, já vi projetos de outras Editoras que refletem de uma forma mais adequada as alterações do novo programa, nomeadamente no que diz respeito ao CEL!
    P.Rodrigues

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  3. Agradeço muito o comentário e opinião.

    No entanto, permita-me destacar o seguinte:
    este ano é necessário acautelar o facto dos alunos que vão chegar ao 5º ano não terem frequentado o 1º ciclo neste novo programa. Achamos que um manual para este ano tem necessariamente de ter esta situação particular em atenção.
    Os alunos do próximo ano lectivo serão uma "geração" de transição, não apenas entre programas, mas entre terminologias também.
    Por outro lado, gostaria ainda de salientar que a nossa proposta está 100% de acordo com o DT, metas e descritores de desempenho. Pode verificá-lo se consultar os planos de aula. Nos mesmos, foram destacados, para cada aula, os descritores e metas que estão a ser desenvolvidos com as actividades propostas.

    Ana Soares

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  4. so uma coisa nao sei como ir mesmo ao set lol quem me diz?

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