domingo, 27 de março de 2011

Vox populi no cabeleireiro

Um dia depois do diploma da avaliação ter sido revogado, no cabeleireiro, ouço esta conversa:
Cabeleireira - Estou muito preocupada com a avaliação dos professores
Cliente - ...
Cabeleireira - Sim, estou muito preocupada com a educação da minha filha. É que os professores não querem, mas têm que ser avaliados.
Cliente - Sem dúvida!
A profissional começa a queixar-se da professora A e do professor B, a primeira não quer saber, o segundo só prejudica a miúda. "Ora, eles têm que ser avaliados para não porem o pé em ramo verde", sentencia. A cliente concorda.
Cabeleireira - De maneira que, o senhor Passos Coelho julga que assim conquista os professores e que estes vão votar nele. Pode ser que sim... Mas a mim não me engana ele, nem a mim, nem aos outros pais, que sabem muito bem que os professores precisam de ser avaliados.

E agora? O que acontece a partir de amanhã? Os professores continuam a avaliar-se uns aos outros? Tudo o que fizeram até sexta-feira não tem qualquer valor? Mas não foi o PSD que permitiu passar a lei do actual modelo de avaliação?
BW

6 comentários:

  1. "Vox populi, vox Dei non est".

    Por outro lado, sr.ª cabeleireira, "quod erat demonstrandum", relativamente ao caso da sua filha supostamente perseguida por um professor.

    No fundo, a sr.ª cabeleireira está do lado do ME dos governos sócrates (sim, com minúscula!): a avaliação de profs. está ao serviço da pressão a exercer sobre aqueles para que dêem boas «notas» aos alunos, não ao serviço da reflexão sobre as suas práticas lectivas e do melhorar das mesmas e, consequentemente, da aprendizagem dos alunos.

    Mas é este o país que temos e, por isso, é que estamos onde estamos.

    ResponderEliminar
  2. A partir de amanhã, está claro o que é preciso fazer: suspender tudo aquilo que vinha sendo feito! Não foi uma maioria que votou a suspensão? A Assembleia da República não terá capacidade de alterar leis? E antes, quanto o PS estava em maioria, tinha a legitimidade para alterar tudo e mais alguma coisa?

    ResponderEliminar
  3. Os professores e funcionários públicos não querem ser avaliados? http://vaievem.wordpress.com/2011/03/29/avaliacao-para-que-somos-todos-excelentes/

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui Paz: Não me parece que a cabeleireira leia o blogue! De qualquer modo, o argumento de que a avaliação serve para pressionar os professores a dar melhores notas aos alunos não colhe. Afinal, a avaliação dos alunos não conta para a ADD, como se chegou a pensar.
    A avaliação poder servir os alunos quando os professores, porque vão ser avaliados, pensam as suas práticas e as melhoram. Há uns meses, ouvi uns alunos que me disseram que sabiam quando havia aulas assistidas - era nos dias em que professores que, por norma, chegavam atrasados, estavam a horas na sala de aula; que não preparavam as aulas, traziam powerpoints. Portanto, ser avaliado (desta forma ou de outra) espera-se que seja para bem dos profissionais e dos alunos. E não para facilitar a vida dos últimos.BW

    ResponderEliminar
  5. Espero que levar «powerpoint» para as aulas não seja entendido como melhoria das práticas lectivas, porque o não é! Os alunos não gostam, torna a aula menos dinâmica e mais passiva, na maioria dos casos, e faz com que o professor se cristalize. Conheço o caso de um docente de Geografia que «passou» toda a matéria da disciplina para PP e assim leccionava todas as aulas e por isso foi avaliado com a classificação máxima no parâmetro das TIC. O senão, a que ninguém ligou importância porque de difícil apreensão imediata, é que sabia muito pouco do que leccionava. A questão só foi suscitada quando os alunos se começaram a queixar de que, quando colocavam dúvidas, a ilustre figura as torneava e não esclarecia, a não ser recorrendo ao conteúdo do PP.

    Discutir se a cabeleireira lê ou não blogue parece-me despiciendo, até porque não era isso que estava em questão.

    Para ser mais claro: a avaliação, regra geral, não melhora o desempenho dos profissionais dos vários serviços. É uma moda, à qual se seguirão outras. O resto é conversa para entreter o pagode nacional.

    Aliás, conheço vários casos

    ResponderEliminar
  6. Rui Paz e esse "debitador" de Geografia era um bom professor? Teve nota maxima a TIC e ao resto?
    eu acho que a avaliaçao vale o que vale,conforme o modo e a seriedade com que é feita.
    Fui espreitar o blogue da Estrela Serrano (que um anónimo deixou em cima) e penso que reflecte o que os professores pensam da avaliação e fazem com ela, aliás, não só os docentes, mas os funcionários públicos.
    Mas também penso que esta é necessária, não sei em que moldes, mas é precisa para separar o trigo do jóio, para que os alunos tenham os melhores professores, para que os professores tenham os melhores colegas e trabalhem com os que têm mais qualidade. Deveria ser para isso que a avaliação deveria funcionar, sem quotas, sem amiguismos, sem "tu lavas-me as costas e eu lavo-te as tuas", sem vinganças pessoais, enfim - à séria! BW

    ResponderEliminar