Na noite de segunda-feira estive na residência universitária dos Montes Claros, em Lisboa, a conversar com um grupo de quase três dezenas de jovens universitários, das mais variadas áreas. Rapazes interessados, empenhados, curiosos, com ideias próprias, com certezas e com argumentos para as defender. O mote era os "Dramas do Ensino em Portugal" e conversámos sobre uma série de temas. Da educação inclusiva – "concorda que os alunos do ensino especial estejam na mesma sala que os outros?" – ao ensino diferenciado – "o que pensa sobre rapazes e raparigas terem aulas separados?", passando pelo cheque-ensino, pela liberdade de educação, pela autonomia das escolas, pela liberdade de não estudar – "concorda que o Estado obrigue a que se façam 12 anos de escolaridade?". Falou-se do ensino alemão e da necessidade (ou não) dos nossos alunos terem mais disciplinas no secundário, de modo a que adiem a escolha que actualmente fazem no 9.º ano.
No final, depois das despedidas ainda vieram dois estudantes fazer mais uma ou duas perguntas e uma tocou-me: "O que posso fazer, sendo um membro exterior à escola, não sendo professor, não pertencendo ao Governo, para melhorar a educação?".
Na manhã seguinte, terça-feira, estou na EB 2, 3 de Pegões, uma zona rural do outro lado do Tejo. São alunos do 7.º, 8.º e 9.º anos para ouvir falar do Olimpvs.net.
Estão atentos, sossegados, mas são pouco curiosos, desinteressados, fazem poucas perguntas, há momentos de silêncio quase incómodo entre o terminar de uma resposta (minha) e uma nova pergunta (deles). Não têm hábitos de leitura regulares, explica a professora bibliotecária, uma mulher motivadíssima, cheia de ideias que põe em prática para que os alunos e as suas famílias leiam. Há alunos que a primeira vez que vão ao Montijo, a sede do concelho, a 30 quilómetros, é com a escola. Há alunos que a primeira vez que passam a ponte Vasco da Gama é com a escola, revela, no final das duas sessões.
E é nestas alturas que eu admiro mais ainda a escola e os professores.
De volta aos Montes Claros e à pergunta sobre se as famílias deviam ter liberdade para decidir se querem que os filhos façam o 12.º ano ou não, porque pode haver alunos que queiram ajudar os pais, por exemplo, argumenta o universitário. Não. Acho que o Governo socialista fez bem em ter prolongado a escolaridade para os 12 anos porque quanto mais tempo as pessoas estiverem na escola, mais vão viver, mais vão aprender, mais vão ser. Agora, é um facto que a oferta tem de ser, verdadeiramente, diversificada. Ou seja, é preciso existirem mais cursos profissionais que preparem para profissões reais e é preciso perdermos a vergonha de dizer "o meu filho está no curso profissional".
Quando se fala de um ensino mais abrangente no secundário. Sim, é uma boa sugestão, a maior parte dos alunos não está preparado para decidir aos 14 anos. Mas a verdade é que o ensino já é acusado de ser extenso no 3.º ciclo precisamente por ter tantas disciplinas.
Quando me perguntam sobre a educação inclusiva. Sim, sou completamente a favor que a criança com deficiência cognitva esteja na mesma sala desde que salvaguardados os seus direitos e os direitos dos que conseguem aprender. É até uma questão humana, de cidadania, de aprendizagem a viver com o outro que é diferente e que existe.
Quando me perguntam sobre o ensino diferenciado. Porque não? De facto e está provado, as raparigas amadurecem mais cedo do que os rapazes, podem perfeitamente estar sozinhas numa sala de aula com um professor e os rapazes noutra, desde que se encontrem no recreio, na cantina, nos espaços comuns, porque é importante crescer ao lado do sexo oposto.
Mas todas estas questões, válidas e pertinentes, não são os reais "Dramas do Ensino em Portugal". Estão longe do país real, o país onde a 30 quilómetros da ponte não a atravessamos porque os nossos pais não podem, nem sabem por que hão-de atravessá-la, porque não têm curiosidade ou possibilidade de o fazer. É por causa de todos os meninos que ficam longe das sedes de concelho, das capitais de distrito, da capital do país; é por causa dos meninos que mesmo perto estão longe, que as áreas não curriculares são importantes, que o Magalhães é importante, que o ter uma boa escola com óptimas instalações é importante. Em resumo, que investir na educação é importante porque o país continua a ser demasiado assimétrico.
BW
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