quinta-feira, 1 de julho de 2010

Maria de Lurdes Rodrigues: "A escola pública pode fazer a diferença"

Foi o lançamento do ano, no mundo da Educação!
Ex-ministros da Educação, ex-ministros, ministros, o primeiro-ministro, o ex-presidente da República Mário Soares, que em tempos criticou Maria de Lurdes Rodrigues e hoje estava rendido à grandiosidade da ex-ministra da Educação, quadros do Ministério da educação, directores de escolas, representantes do Presidente da República...
O livro de Maria de Lurdes Rodrigues é um bom instrumento de trabalho, não é um livro de memórias mas de medidas, 24 medidas escolhidas pela própria, entre as que foram preconizadas no seu mandato de quatro anos e sete meses, o mais longo cumprido à frente do Ministério da Educação.
Os elogios foram muitos, mais do que muitos! E podem ser lidos aqui e aqui.
Mário Soares lembrou um ministro da Educação, nos tempos pós-25 de Abril que face às manifestações à porta do ministério, meteu-se na mala do carro para poder sair são e salvo, elogiou a coragem de Maria de Lurdes Rodrigues e augurou "tempos difíceis" para Isabel Alçada... Do que fala o ex-Presidente da República?
Sócrates emocionou-se: "Foi uma honra ter servido consigo o nosso país", elogiou as medidas, ignorando que algumas estão a ser mudadas pela actual ministra. Isabel Alçada, sempre sorridente, não prestou declarações, nem sobre o livro, nem sobre nada.
BW

3 comentários:

  1. Tive pena de não ter conseguido ir. Estou cheia de curiosidade em ler o livro. Noutro dia, numa escola, um director dizia-me: "eu gostava que estes livros fossem escritos e explicados antes e não depois...porque se nós percebessemos o sentido global das coisas, talvez fosse mais fácil..."

    ResponderEliminar
  2. No meio de tanto trabalho durante o seu ministério o que emociona o nosso primeiro-ministro é a entrega de diplomas aos alunos do programa das novas oportunidades, é isso que é estrutural para o nosso sistema educativo?! E porque é que esse diploma é entregue por um governante qual é a solenidade de se concluir uma escolaridade, não seria de considerar algo natural a nossa literacia! Só contam os números, não contam os processos, só conta o “verniz”!
    Tenho o maior respeito e admiração por qualquer dos ministros da educação que temos tido que saem da sua vida de professores e/ou investigadores e enfrentam tantas batalhas por um melhor sistema educativo. A imagem que tenho e que o meu filho de 9 anos também já tem é de uma escritora que passa a nossa história e a nossa cultura para as crianças de uma forma espectacularmente atractiva, uma educadora…e agora

    ResponderEliminar