segunda-feira, 5 de julho de 2010

Comprar, comprar, comprar

Não, não estou louca nem a fazer qualquer exortação ao consumismo. Este é o título de mais um livro da Luísa Ducla Soares. A qualidade do texto e a mensagem fazem dos seus livros bons candidatos às prateleiras cá de casa.
Numa edição da Civilização, este livro conta a história de um rapaz - o Ruben, que passava a vida no centro comercial - que, indirectamente, descreve também a sua família: “Só comprava roupas de marcas. Só comia na pizzaria ou no McDonald’s. Só via o mundo do cinema. Só subia escadas rolantes.”
Para o aniversário, o rapaz pediu uma lista gigantesca de coisas começando pelos jogos para a consola, passando por uns ténis da Nike e acabando num óculos escuros de marca.
É verdade que este livro parece um bocadinho moralista, mas, nos tempos que correm, quem não conhece crianças ou famílias que partilham das características deste miúdo? Pois é. Talvez valha a pena relativizar este aspecto do livro e saber o que aconteceu quando, no seu aniversário, ao contrário do que esperava, o Ruben recebeu “apenas” um bilhete de camioneta para Vilar de Lagartixas. O que lá se passou é um segredo para quem, depois deste post, não resistir e for procurar o livro na biblioteca ou livraria. Uma sugestão de leitura para o dia do consumidor (que este ano já passou, foi a 15 de Março) ou qualquer outro dia do ano.

Ana Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário