segunda-feira, 19 de julho de 2010

Exame de Biologia e Geologia - 2ª fase

«A Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia considera que uma das questões do exame da segunda fase desta disciplina, realizado na sexta-feira, suscita “muitas dúvidas científicas”, podendo mesmo não existir a associação que é proposta nesta pergunta.», noticia o Público.
Como é que isto é possível?

14 comentários:

  1. Tenho pena dos alunos e dos pais que tem filhos que fazem estes exames do gave.
    Nao e' admissivel que uma entidade publica cometa erros desta natureza, prejudicando os alunos.
    Sou pai de uma aluna que fez o exame de biologia, e fiquei estupefacto, quando uma das questoes, referente a' simbiose de um fungo e uma raiz, nao consta dos manuais de estudo e do programa oficial do ministerio da educacao!
    Isto so' confirma o autismo do gave e o seu desconhecimento da realidade das escolas, prejudicando os alunos...pois estes, so' sao obrigados a saber o programa oficial, contudo o gave coloca perguntas fora de ambito e do que e' leccionado! ... E' vergonhoso e injusto para todos os alunos, mas sobretudo para aqueles que estudam e se empenham na disciplina!
    Penso que o gave reflecte bem a estrutura que se encontra numa redoma de visto, fechada e que nao ouve nem ve o o mundo al das escolas!
    Senhores do gave, vao a's escolas, falem com os professores, vejam os manuais de biologia e os respectivos programas e depois talvez consigam faz exames para os alunos das nossas escolas...
    E' lamentavel e frustrante encontrar exames cujas perguntas estao fora do programa....e atencao os programas sao extensos, contemplando dois anos de materia!

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  2. Há problemas com vários exames. Mas se afecta as provas de ingresso para Medicina aqui del-rei...

    Daniel

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  3. Fui das prejudicadas com essa pergunta com 2 alineas correctas cientificamente.
    Errei na resposta, porque escolhi uma alinea "certa" que o GAVE considera "errada".

    Perdi 5decimas que eram bem capazes de alterar toda a minha vida.

    Deviam ter vergonha... Desejo que os vossos filhos (dos senhores do GAVE) tenham exactamente o mesmo problema que eu tive. Ver um sonho fugir por 5 décimas...

    Quer-me parecer que essa gente é uma cambada de pessoal que não faz nada da vida durante 1 ano lectivo... Que eu saiba, para haver hidrólise, há consumo de ATP, assim como no final do processo, há libertação do mesmo!...


    Deviam ter vergonha.. já o ano passado, no meu exame, havia um erro. Confundiram Hipocentro com Epicentro.
    Porra, contratem gente capaz de fazer uma prova decente, sem erros que nos prejudiquem! E se errarem, pelo menos que assumam o erro e nao prejudiquem milhares!

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  4. Boa Tarde,

    Acabei este ano o 12º ano e candidatei-me ao curso de Medicina. Para este curso preciso de 3 provas de ingresso Bio.Geo; FQ; Matemática. A verdade é que andei 3 anos de secundário a lutar por uma média alta, acabei assim com 18,7 de média de Sec.
    Estudei imenso para os exames, no ano passado logo na 1ª fase tive 19 a FQ e este ano consegui ter o 19,7 a Matemática, se assim não fosse estava bem tramada, no ano passado só consegui 13,9 a Bio. este ano repeti logo na 1ª fase e tive 14,2... não é de certeza por falta de esforço e conhecimento da matéria, até porque era aluna de 19, portanto cumpria aquilo que me era exigido em aula e num simples exame arrisco-me a perder tudo... não é justo!
    Lembro-me perfeitamente desse erro do epicentro e penso que o GAVE não pode permitir que ocorram estes erros, já que o objectivo é preparar os alunos, entao levem essa missão até ao fim e dêem uma vista de olhos no programa da disciplina, às vezes dá muito jeito ;)

    Desta forma uma média que podia ser muito mais segura vai para 18,17...é triste!

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  5. é lamentavel, nao sei mais o que dizer, tendo em conta que a aluna e o pai que anteriormente expressaram a sua opiniao ja referiram o que há para referir sobre este assunto. estou no 11º ano, realizei este ano os 2 exames de biologia e geologia, na 1ª e posteriormente na 2ªfase, e ja no exame da 1ªfase houve uma escolha multipla (sobre metamorfismo regional e de contacto)em que a opcao escolhida como certa pelo GAVE foi "metamorfismo de contacto" quando, depois de ter analisado com quem verdadeiramente conhece a serra citada no texto introdutorio do grupo e da pergunta- serra da freita- me foi dito que a opçao "metamorfismo regional", tendo em conta o contexto em que estava inserida a pergunta, estava IGUALMENTE CORRECTA. falei com professores, amigos, e infelizmente todos me disseram que, com a informacao necessaria e correcta que eu possuía para pedir recurso dessa questao, o NORMAL seria que me fosse atribuido o valor da questao- 5 PONTOS, apenas sra ministra!!- mas nao, foi me dito que, erradamente, quando se trata de uma escolha multipla o GAVE nunca aceita o recurso, ainda que a opcao que eu coloquei estivesse correcta e ainda que o erro seja deles e nao meu. ainda assim, mais uma vez, quem saiu prejudicada fui EU e os restantes alunos deste país que optaram por uma das DUAS opcoes que estavam AMBAS correctas! é um escandalo.. sei tambem que nada vai ser alterado com muita pena minha, resta me, para o ano, conseguir ter o exame praticamente todo correcto para que, se erros destes persistirem, eu saia o menos possivel prejudicada.. enfim, para potenciais alunos de medicina isto é desmotivante e muito mas muito desanimador.
    respondendo ao comentario anterior, e verdade que nao é so em exames que sao especificas para medicina que isto acontece, o mesmo se passa em exames de outras disciplinas, a diferença reside no facto de que para conseguirmos entrar em medicina a fasquia é muito elevada e o erro nao é quase permitido. para que tenha noçao, um aluno com media interna de 18.8 precisa obrigatoriamente de nao baixar muito nos exames e portanto, ter uma media das 3 especificas, por volta dos 18 valores, aproximadamente. o que significa que NAO PODEM existir perguntas, sejam escolhas multiplas(5pontos) ou perguntas de desenvolvimento(10 ou 20 pontos, com mais do que uma resposta certa, a apelar a conhecimentos que nos NAO OS TEMOS NEM FAZEM PARTE DO PROGRAMA DE 10 E 11º ANOS, estes erros nao podem MESMO continuar a persistir no sistema de educaçao em portugal, é muito triste.

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  6. É realmente vergonhoso o que se está a passar. São os bons alunos que são prejudicados.

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  7. «TudO isto é bem verdade....!" é vergonhoso..
    Aquela pergunta de acordo com o GAVE só acerta quem tem os conhecimentos mínimos" Trata-se de um apelo à não progresso do país! Sim porque pelos vistos mais vale ser e, desculpem a expressão, 'ignorantes' do que fazer evoluir o país e a educação ao aprofundar os conhecimentos.
    Numa coisa o GAVE tem razão não é o exame que tem erros é mesmo os Critérios de Correcção, sendo uma reacção de orgulho do 'tipo sócrates' em não admtir os erros.
    Agora uma coisa é verdade os alunos que cientificamente escolheram a opção correcta irão sempre ser prejudicados, seja com a aplicação do factor de correcção ou outro tipo!!!!

    É vergonhoso para um pais como este

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  8. a segunda fase do exame de biologia e geologia deste ano , foi mais fáci que a primeira fase! mas contudo! ainda nao estao exercendo as devidas funçoes! é horrivel saber os 4 livros!! do 10 e 11º, e sair materia completamente fora do contexto, o programa dos exames devia ser era totalmente relacionado com a merda destes livos, nao com coisas que os nossos proferssores nao nos transmitirem conhecimento! sou aluna de 17 a biologia, irei ter 11 no exame deste ano! o que acho completamente injusto! visto que com 11 nao consigo dar asas ao meu sonho :(

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  9. sim sem duvida! Este e o 3º ano que concorro para medicina, no primeiro nao entrei por 2 dec, no ano passado por 5 cent e finalmente este ano consegui uma media minimamente confiante de 181,2 que nem sequer me garante a entrada.Tirei 191 a matematica, 182 a biologia e 168 e fq e mesmo assim n tenho uma media por ai alem, ai reside o maior desagrado em relaçao as incorrecçoes dos exames! O importante e acreditarem em voces mesmos e nunca desistirem dos vossos sonhos. Custa mas pode ser que compense :)

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  10. Sr Anónimo pai da aluna que fez os 2 exames de Biologia e Geologia, eu discordo em parte do que acabou de dizer, quando salienta ser inadmissivel "uma das questoes, referente a' simbiose de um fungo e uma raiz, nao constar dos manuais de estudo e do programa oficial do ministerio da educao". Eu fiz os 2 exames, quanto a essa questão, é verdade que não consta nos manuais, no entanto aí é que está a capacidade do aluno de saber identificar em organismos diferentes, as suas características e o método de Obtenção de Materia, tendo em conta o reino a que pertencem e saber adaptá-la. Isso sim faz um aluno demonstrar que raciocina e que estudou para o exame. Se fossem colocados exercicios ou exemplos presentes nos manuais não seria "saber", mas "decorar".
    A sua filha provavelmente estudou a Agricultura, a obtenção de matéria pelos seres autotróficos e heterotróficos, e a simbiose entre organismos em diversos ecossistemas. Só tem de saber relaciona-los tendo em conta o que estudou.
    Não se esqueça que nos critérios de resolução dos exames, sao avaliados não só pelo uso de linguagem cientifica correcta como também pela abordagem dos tópicos em questão, e aí é que reside a capacidade de raciocínio, memoria e inteligência do aluno. Aí é que se demonstra o saber. Quem não estudou o suficiente, não passa, tenta no próximo ano. Quem não tem capacidade nunca há-de conseguir. Como é que um aluno que não tem capacidade de se adaptar a diversas situações ou saber raciocinar em relação a estas e ter uma posição sobre, virá a ser um bom profissional, competente, versátil e com capacidade para saber se adaptar a novas situações?
    Vergonhoso não é o gave, mas a quantidade de gente que está nas nossas universidades, muitos que entraram com médias vergonhosas e que no mercado de trabalho considerados licenciados ou ate doutores são uma "cambada" de incompetentes.
    Claro que para mim seria optimo ter um 18 a biologia, e fartei-me de estudar o ano lectivo inteiro apenas para esta disciplina. Analisando a correcção apercebo-me que não foi o suficiente, ou talvez não tenha capacidade para o 18. No entanto não acredito que em provas tão importantes como estas, o governo e as pessoas responsáveis pela elaboração do exame permitissem estes erros.

    Os melhores cumprimentos

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  11. Sr Anónimo pai da aluna que fez os 2 exames de Biologia e Geologia, eu discordo em parte do que acabou de dizer, quando salienta ser inadmissivel "uma das questoes, referente a' simbiose de um fungo e uma raiz, nao constar dos manuais de estudo e do programa oficial do ministerio da educao".
    Eu fiz os 2 exames, quanto a essa questão, é verdade que não consta nos manuais, no entanto aí é que está a capacidade do aluno de saber identificar em organismos diferentes, as suas características e o método de Obtenção de Materia, tendo em conta o reino a que pertencem e saber adapta-la. Isso sim faz um aluno demonstrar que raciocina e que estudou para o exame. Se fossem colocados exercicios ou exemplos presentes nos manuais não seria "saber", mas "decorar".
    A sua filha provavelmente estudou a Agricultura, a obtenção de matéria pelos seres autotróficos e heterotróficos, e a simbiose entre organismos em diversos ecossistemas. Só tem de saber relaciona-los tendo em conta o que estudou.
    Não se esqueça que nos critérios de resolução dos exames, sao avaliados não só pelo uso de linguagem cientifica correcta como também pela abordagem dos tópicos em questão, e aí é que reside a capacidade de raciocínio, memoria e inteligência do aluno. Aí é que se demonstra o saber. Quem não estudou o suficiente, não passa, tenta no próximo ano. Quem não tem capacidade nunca há-de conseguir.
    Como é que um aluno que não tem capacidade de se adaptar a diversas situações ou saber raciocinar em relação a estas e ter uma posição sobre, virá a ser um bom profissional, competente, versátil e com capacidade para saber se adaptar a novas situações?
    Vergonhoso não é o gave, mas a quantidade de gente que está nas nossas universidades, muitos que entraram com médias vergonhosas e que no mercado de trabalho considerados licenciados ou ate doutores são uma "cambada" de incompetentes.
    Claro que para mim seria optimo ter um 18 a biologia, e fartei-me de estudar o ano lectivo inteiro apenas para esta disciplina, analisando a correcção apercebo-me que não foi o suficiente, ou talvez não tenha capacidade para o 18. No entanto não acredito que em provas tão importantes como estas, o governo e as pessoas responsáveis pela elaboração do exame, permitissem esses erros, tendo assim uma enorme complicação, sujeitando-se a ter de anular perguntas.

    Os melhores cumprimentos

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  12. Antes de mais, boa tarde.

    Não me vou alongar muito neste texto, simplesmente vou directo ao assunto, fazendo-lhe(s) uma simples questão:

    E que tal apresentar as correcções do exame, correctas? Era agradável, visto não termos desilusões ao enfrentar tais idiotices, não desempenhadas por nós, alunos, mas por vocês, grandes sábios de biologia, neste caso, que tudo sabem, que grande recebem, e que pouco fazem para construir perguntas as quais saibam a resposta .
    Obrigado (:

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  13. A mim aconteceu-me exactamente o mesmo que aconteceu à aluna que referiu a questão do metamorfismo no exame da 1ª fase. Quando me deparei com a questão respondi logo e estava certa da minha resposta, quando vi os critérios fiquei surpreendida!Pedi recurso numa questão de desenvolvimento e fiquei desanimada por não poder fazer nada acerca da tal questão do metamorfismo. Se alguém souber se é possível "reclamar" de uma questão de escolha múltipla agradecia que aconselhassem... É realmente muito desmotivador quando passamos um ano a estudar, fazemos um exame e nos consideram errada uma questão que toda a gente entendida nos diz que temos certa!

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  14. Lamento vir discordar com muita gente mas de facto nesta questão concordo com a resposta. É óbvio que há ATP consumido e ATP produzido. Mas no contexto da questão é claro que o que nos é pedido é o ATP produzido. Então se a frase indica uma situação em que a alga não consegue obter energia suficiente, acham que ela precisa de ganhar energia (produção de ATP) ou de a perder (consumo de ATP). É senso comum pessoal e a culpa não é, de todo, do Português!

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