quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Paula Rego em entrevista à Pública de dia 13

A sugestão já vem um bocadinho atrasada, mas só esta semana consegui terminar de ler a entrevista de Anabela Mota Ribeiro à pintora Paula Rego. Saiu na Pública do passado dia 13. Aqui fica um excerto, mas recomendo a leitura completa!

"Sabe porque é que gostava tanto dos seus avós?
Então eles estragavam-me com mimos! É tão bom ser estragada com mimos! Acho óptimo! Quanto mais melhor. Adoro mimos. [gargalhada]
Os mimos contrariam a sensação de abandono e medo.
Ajuda muito. É dizer bem. É dizer: “A menina veja lá se consegue cantar.” “Oh, eu não sei cantar.” Põem-me em cima da mesa: “Cante, faz favor, que tem as pessoas todas a olhar para si.” A menina envergonhada não canta. Depois vem para baixo, o avô leva-a ao canto e diz assim: “Parece impossível, a menina não cantar. Eu ponho-a outra vez em cima da mesa e a menina canta.” E o avô põe em cima da mesa e a menina canta. E é uma vitória. Uma vitória que nunca se perde. É o que faz que a gente consiga acabar um boneco; às vezes custa tanto, tanto, tanto acabar um boneco. E consegue porque tem essa recordação. Do encorajamento. O avô estragava com mimos e queria fazer vista com a neta, não é? Mas é bom.
Que canção cantou?
Da Branca de Neve, está claro! [canta com um fio de voz] “When you wish upon a star, no matter who you are, …, your dreams come true.” Já viu? Ainda por cima uma Branca de Neve. Eu não tinha intenções de ser a Branca de Neve, eu queria era ser o Peter Pan.
Para viver para sempre?
Não! Para ser homem! Para ser rapaz a voar. E Robin dos Bosques também.
As raparigas dos contos de fadas são mais chatas.
[riso] Pois é. Fazem muito o bem, põem muitas ligaduras nas feridas dos feridos, mas são um
desastre.
Esse encorajamento, e fazendo a relação com os bonecos, foi essencial. Traduz-se num: vou ser capaz, não vou ser capaz.
Sim! [muito peremptória]
Precisou sempre desse encorajamento dos que estão à volta?
Ah, toda a gente precisa, não sou só eu. Toda a gente precisa de encorajamento para conseguir
fazer aquilo que gostava de fazer."

Tudo tão verdade. E assim se fazem os génios: de mimos, de incentivo, de estímulo, de desafio!
BW

2 comentários:

  1. Gostei bastante!! Olha a publica dá para ler na net ou tenho que ir procurar a de dia 13 noutras bandas?
    beijinhos
    Be

    ResponderEliminar
  2. acho que tens que comprar... na net só os assinantes conseguem ler. sorry! bjos

    ResponderEliminar