sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Dédalo é diabético

No palco, cada um posiciona-se no seu lugar. A professora Dulce dá início ao ensaio geral e a professora Nanda arruma os meninos por ordem de entrada.
– Trouxemos lanche? – pergunta Nanda a Dulce que não responde, concentrada em fazer os alunos do 1.º ciclo da escola das Beatas, do agrupamento Emídio Garcia, de Bragança, dizerem as frases correctas.
– Se não trouxeram, podemos ir ao bar. – responde Altina, professora da secundária Miguel Torga que ajudou as colegas a organizar a representação de "O Labirinto do Minotauro", com base na primeira aventura da colecção Olimpvs.net.
– Pois... mas eu tenho um que é diabético... – responde Nanda, preocupada.
– É o Dédalo! – responde o aluno vestido de Poséidon.
Dou uma gargalhada! Eles andam pelos seis aos nove anos e falam do arquitecto do Labirinto do Minotauro em Cnossos como quem fala de beyblades ou outra coisa qualquer com que estejam mais familiarizados. E, naquele momento, sinto uma responsabilidade imensa e, ao mesmo tempo, uma grande humildade. Aqueles meninos e aquelas professoras ultrapassaram todas as expectativas, as minhas, quando eu e a Ana começámos a imaginar este projecto que quer levar a mitologia grega aos mais novos.
Pouco depois, a sala começa a encher-se de meninos todos vestidos de deuses gregos. É fácil fazer uma máscara de deus ou deusa, descubro! Basta um saco de plástico branco cortado nos sitios da cabeça e dos braços, decorá-lo e fazer coroas de louros para completar. Alguns pais empenharam-se e havia fatos magnificamente decorados.
– A minha mãe não teve tempo... Ela trabalha, foi a professora que fez - diz-me um aluno do 4.º ano.
As professoras fizeram muitos, mesmo muitos fatos e muitas coroas. Ao todo são uma centena de alunos, do 1.º ao 4.º ano, todos vestidos de gregos. Professoras incluídas.
– Olha um touro! – exclama um dos mais pequenos, mal acaba de se sentar no novo auditório da Emídio Garcia, o antigo liceu de Bragança.
- Não é um touro... É o Minotauro! – responde-lhe um dos mais velhos, com aquele ar de que os mais novos não sabem nada.
E os professores do básico e os do secundário são incansáveis. O moderno retroprojector que desce do tecto não liga e os anfitriões não desistem de o pôr a funcionar. Finalmente começa. Altina Fernandes apresenta a colecção Olimpvs.net e conta o primeiro volume aos mais pequenos. Por fim, o pano abre e começa o espectáculo!
Palmas, muitas palmas. Os artistas foram profissionalíssimos, com apenas dois dias de ensaios, sabiam as suas falas de cor (quase todos!) e quem não sabia teve uma ajuda da professora Dulce e de um dos colegas.
A professora Clara faz subir ao palco um conjunto grande de meninos, todos com um pedaço de cartolina na mão com o nome de um deus grego de um lado e uma descrição no outro: "Eu sou Hades, o deus do mundo inferior!", "Eu sou He...he..." há nomes difíceis de pronunciar. "Porque é que eles não se chamavam João ou António?!", brinca uma das professoras.
"Ó professora! E nós?!", pergunta uma das meninas mais pequenas.
As professoras decidem pôr todos os alunos em palco. Os pais que conseguiram estar presentes, fotografam-nos, ajeitam-lhes a máscara de Carnaval, orgulhosos.
Abrem-se os estores cinzentos e modernos que deixam entrar o sol quente. É a minha vez de falar. Só para agradecer, não há palavras que descrevam a emoção de ver o nosso trabalho plasmado em fatos de Carnaval, em palavras difíceis ditas por bocas pequeninas, em memórias que vão ficar para aqueles meninos e para mim! 
– Gostaste? – pergunta-me uma menina, ansiosa pela minha resposta.
– Muito!
– Eu sou a Mel! – responde-me orgulhosa por ter encarnado uma das nossas personagens.
Muito obrigada ao Sindicato dos Professores do Norte por ter dado a ideia à Escola das Beatas e por esta a ter acolhido tão bem!
A sementinha ficou porque, em breve, os meninos vão voltar a representar, desta vez, no Museu do Abade de Baçal, que no seu jardim tem um labirinto, bom para Minos, Parsifae, o touro branco, o Minotauro, Dédalo e os nosso heróis voltarem a actuar! "Nós somos os escolhidos dos deuses, os deuses da nova era!"
BW

3 comentários:

  1. Foi uma boa iniciativa.Que decorreu muito bem!
    Temos de continuar.

    ResponderEliminar
  2. uau!
    que bem te deves ter sentido! parabéns às autoras e aos pequenos interpretes! e aos professores, claro!

    ResponderEliminar
  3. Foi com muita pena minha que não pude ir também. Valores mais altos se levantaram e fiquei com os meus alunos.
    Mas foi verdadeiramente comovente ler "como foi" pelas palavras da Bárbara e ver as fotografias e vídeos da atividade.
    Agradeço aos professores a dedicação e empenho.
    Aos alunos, agradeço o entusiasmo com que vestiram a "pele" das personagens dos nossos livros.

    ResponderEliminar