quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Não ao acordo ortográfico

Parece-me irreversível. Há manuais escolares com a nova grafia. Há livros, a maior parte dos que saem, obedientes ao acordo. Há jornais e revistas com textos sem "c" e "p" antes de outras consoantes. Ainda assim, há quem lute contra a concretização do novo acordo. É o caso de um conjunto de cidadãos que tem uma iniciativa legal contra o acordo a decorrer na internet.
BW

8 comentários:

  1. Não é irreversível. Não usem os manuais, corrijam-nos! Não comprem os jornais e revistas que não escrevam em bom Português, não vejam a RTP. As pessoas têm muito mais força do que pensam ter. (PB)

    ResponderEliminar
  2. O Acordo Ortográfico é uma violação dos direitos do Povo Português. É, para todos os efeitos e pela letra da lei, inconstitucional (consultar "Acordo ortográfico: pareceres ignorados, deveres do Estado e direitos dos cidadãos" por António Emiliano em http://revistaautor.com/index.php?option=com_content&task=view&id=259&Itemid=1 e "Intervenção na Assembleia da República em 7 de Abril de 2008 de Vasco Graça Moura" em http://www.jrdias.com/PDF/VGM_Desastre.pdf).

    Se é irreversível é porque...
    ...acreditamos, enquanto Portugueses, que não temos a liberdade de escrever e falar na própria língua;
    ...acreditamos, enquanto cidadãos, que os direitos descritos na Constituição Portuguesa não são de facto direitos nossos e que não devemos lutar para que estes sejam respeitados;
    ...cremos veementemente que os políticos não se encontram ao serviço do público, mas é antes o público que se encontra ao serviço dos poderes políticos;
    ...achamos bem, e concordamos, que a nossa língua seja vendida a quem dá mais. Afinal, o benefício monetário de uns, justifica plenamente o sacrifício (de identidade, de tempo, de dinheiro) de todos os outros;
    ...concordamos que a nossa língua é inferior às outras línguas e que, como tal, não merece qualquer defesa face a uma forma linguística (o Acordês) que é tão claramente superior.

    Cumprimentos,
    Joana (joanaseta@gmail.com)

    ResponderEliminar
  3. A Língua é a identidade de um povo e destruí-la é destruir a nossa identidade.

    E isto é um facto. Não um «fato».

    Saudações,
    Luís Lima

    ResponderEliminar
  4. Quero só assinalar que "facto", no novo acordo, mantém a antiga ortografia.

    ResponderEliminar
  5. É evidente que os portugueses podem fazer com este acordo exactamente o que os brasileiros fizeram com todos os acordos anteriores: não o cumprirem. Nem sequer estaremos a ser originais.

    A questão é quererem...

    ResponderEliminar
  6. Vocês portugas devem ser o povo mais patético melancólico e chorão do mundo, tsc tsc...

    Isto é um FATO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E "você" devia ir para a escola aprender a escrever.

      Isto é mais um "FACTO".

      Eliminar