quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O lançamento é hoje!

Finalmente, suspiram os poucos leitores que nos restam, fartos já de tanta A minha sala de aula é uma trincheira!
Espero que estejam presentes! Não por mim, mas pelos outros oradores!
BW

1 comentário:

  1. Estava à espera que a Bárbara escrevesse sobre o lançamento. Avanço eu, com a minha opinião: foi um sucesso!
    Estavam muitos amigos e leitores, para além da família. O colega Paulo Guinote, assim como o prof. David Justino fizeram intervenções muito elogiosas quanto ao trabalho da Bárbara, respetiva qualidade e seriedade dos seus projetos. Destacaram o olhar atento da Bárbara à realidade do nosso ensino, sublinharem a capacidade de recontar as muitas histórias que investigou e recolheu junto de professores e pais.
    Os oradores, assim como a própria Bárbara, falaram da importância da função primeira da escola - ensinar - e da da família - educar - e de como a confusão entre estes conceitos contribui para os "mitos" em torno dos professores.
    Os 10 mitos que a Bárbara apresenta são, de facto, como o Paulo Guinote dizia, ideias preconcebidas que em algumas situações não têm a elaboração que associamos aos mitos. E para cada um deles a Bárbara apresenta casos que o comprovam e descreve casos que apresentam o contra-mito.
    O livro, como o prof. David Justino referia, pode ser mal interpretado. Não é contra os professores. É um retrato de situações e de uma classe profissional que, à semelhança de todas as outras, tem bons e maus profissionais.

    Pessoalmente, foi um grande orgulho assistir a mais um importante momento da carreira da Bárbara. Foi (mais) uma oportunidade de me orgulhar do seu trabalho e profissionalismo, da sua paixão por aquilo que faz. Cá em casa, todos estavam contagiados por este espírito, sobretudo a mais pequena que não conseguiu disfarçar o seu entusiasmo e teimou em filmar com o telemóvel do pai toda a sessão.

    Parabéns, amiga.

    ResponderEliminar