quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A minha sala de aula é uma trincheira - lançamento


Muito obrigada a todos os que estiveram!
Balanço: muito, muito positivo!
David Justino fez uma análise sociológica sobre os mitos, os contra-mitos e alertou para a possibilidade de muitos professores poderem vir a não compreender este livro.
(Eu acredito que os professores compreendem perfeitamente que este livro não é um ataque ao seu trabalho, antes um levantar do véu sobre o que se passa nas escolas.)
Justino deu uma imagem muito sugestiva do que fiz: mostrar os cacos sem pretender construir com eles um vaso.
E é isso mesmo, a intenção não é dar sugestões sobre o que fazer - essas cabem a Justino, a Grilo, a Maria de Lurdes Rodrigues, a Nuno Crato... e aos que investigam e pensam o tema. Todos eles é que têm de montar o vaso. A mim, enquanto jornalista, cabe-me mostrar a realidade que me foi transmitida. Obviamente, uma realidade contextualizada, mas essa foi-me feita pelos seus actores.

Paulo Guinote repetiu muito do que disse no prefácio que escreveu, sentiu necessidade de responder a algumas deixas de Justino, e disse que os professores deveriam ser avaliados pela sua prática, pelas coisas que todos sabem que se passam dentro das suas salas de aulas, por histórias como as que conto no livro.

Foi uma sessão extensa, mas intensa.
Agradecimentos aos oradores, à editora, à anfitriã da livraria Buchholz, à família, aos amigos e a todos os que compareceram.
Obrigada!

BW

PS: recebi alguns telefonemas de quem me dizia "eu gostava de ir mas não posso por causa dos oradores" ou "os oradores que escolheu mostram as suas cores políticas".
Paulo Guinote era uma escolha óbvia pela ajuda que me deu em todo este projecto.
David Justino também porque é um sociólogo com conhecimento da área, foi ministro sombra do PSD, foi ministro do PSD, é conselheiro de Cavaco Silva, é professor.

Em 2008, para a apresentação de A Escola Ideal convidei o psiquiatra Daniel Sampaio, que escreveu o prefácio daquele livro, homem preocupado com a família; e Alexandra Marques, então presidente da Associação Portuguesa de Educadores de Infância (APEI) e, anos depois, ex-directora geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular de Isabel Alçada.

E então? Sou PS ou PSD? Sou PS quando o PS está no Governo e PSD quando é este que detém o poder? Não. Sou coerente com os assuntos que trato em cada livro e convido as pessoas mais adequadas para reflectir sobre os mesmos.

Na plateia estavam pessoas de todas as cores políticas, algumas com cargos interessantes, estavam por amizade e por respeito para com o meu trabalho. Imaginem, isso é possível entre pessoas com opiniões políticas diferentes!

2 comentários:

  1. Tive muita pena de não acompanhar este lançamento.
    Sei que o conteúdo é integro e bem intencionado e, seguramente, será em linha com o que temos lido aqui. Afinal, sobre a tua forma de ver a educação. E, como sinto a tua falta ao ler o Público, será um consolo ler-te aqui :) Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. "Aqui" no livro, certo? :) Também tive muita pena de não estares e estiveram alguns dos nossos companheiros! Bjos! B

    ResponderEliminar