sexta-feira, 22 de junho de 2018

Exame de Português do 9.º ano

Novo exame. Desta vez, o de Português do 9.º ano.
Bem construído, com um eixo temático muito interessante — contraponto masculino da versão do exame nacional do ano passado, esse com a tónica no feminino, com destaque para Vénus e para a produção textual a propósito de uma figura feminina.
Claramente ajustado ao programa, a dar particular ênfase aos clássicos (Grupos I, II) e ao Passado histórico e literário (cf. grupo IV) , apresenta uma compreensão do oral sobre o templo romano de Évora e um excerto para interpretação  da Ilíada (adaptação de Frederico Lourenço). As perguntas, equilibradas no que diz respeito ao grau de dificuldade, terão parecido,  aos alunos, talvez mais fáceis do que eram na realidade (por exemplo, os verbos e pessoas gramaticais do exercício 2 da gramática, com os verbos entreter-se /intervir /haver).
A destacar de forma menos positiva o espaço para algumas das respostas (com poucas linhas) que, embora pudessem ser completadas no final do caderno, pareceram insuficientes (por exemplo,  para apresentar dois argumentos usados por Hera, no texto, em 6 linhas).
Pode encontrar a prova aqui ou no site do Iave.
Os critérios de classificação estão disponíveis no site do Iave e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário