quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Metas curriculares de Português - secundário

"Parta-se de uma constatação simples: a valorização do texto literário, o reforço da componente literária conducente ao acesso do nosso património linguístico e cultural, isso é exigência que todos temos de defender. A leitura do texto literário conduz à escrita científica, informada e analítica, na medida em que, para lerem as obras e compreenderem o que estas dizem, alunos e professores terão de ler ensaio e crítica, conhecer a fundo as exegeses propostas pelos especialistas."
António Carlos Cortez
Pode ler o texto integral aqui

Concordando com o parágrafo acima transcrito,  publicado pelo jornal Público, dita o bom senso que o colega, seu autor, leva longe de mais a boa fé nas propostas das Novas Metas Curriculares do Português para o ensino secundário.


A presente realidade do ensino em Portugal, a extensão do ensino obrigatório ao 12.º ano, as dificuldades com as quais as escolas se debatem, as oscilações terminológicas, ortográficas, programáticas a que o sistema de ensino tem vindo a ser sujeito tornam a proposta de alteração ao programa atualmente em vigor um risco para o tão almejado sucesso da disciplina e dos nossos alunos. Reconhecendo que nem sempre a representante da associação dos professores de Português foi feliz nas suas palavras, partilho do seu receio: com este programa, os alunos passarão a odiar [ainda mais] a disciplina de Português.

Recordamos que a proposta de Metas pode ser consultada aqui.

Todos os contributos podem ser enviados para o seguinte email: metas.curriculares@mec.gov.pt.


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