quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Papel versus Digital

Sim, vale a pena ler um livro em papel. Não sou fundamentalista, mas, por enquanto, cá em casa, ainda ganha o papel.

"Um livro eletrónico, apaga-se ou então, qual ficheiro colecionável, arquiva-se num local como grão de areia.
Mas um livro de papel…
Vale a pena ler um livro, folheá-lo, é uma relação mais quentinha.
Na montra ou no expositor dá-nos uma imagem e quando lhe pegamos tem um volume que se sente facilmente a três dimensões; tem uma capa e uma contracapa, dura ou mole, tem um odor, porventura um cheiro a novo, e tem um conteúdo que lido e entendido pode acompanhar uma vida.
Um livro de papel pode passar a fazer parte de quem o lê, das suas atitudes, dos seus sentimentos e emoções. Pode tornar-se numa companhia que pelo menos, havendo claridade está sempre disponível para permitir uma relação de intimidade mais ou menos prolongada com os conteúdos que estão escritos, e com as mensagens desencadeadas no leitor.
Um livro é um objeto com história, com um antes, um durante e um depois e sendo um livro de papel, não passa de moda, porque ao ser lido está na moda de quem o lê. Oferece materialmente uma estabilidade de relação com o leitor que é muito mais segura, fiel e palpável do que o virtual."
 Luís Patrício in Público
Leia o texto integral aqui.

Ana Soares

2 comentários:

  1. Não descordo completamente com o autor, até porque gosto muito da minha colecção de livros em papel...

    Mas quando se fala de portabilidade, tamanho e facilidade de leitura (e marcação de página/parágrafo etc.), aí o livro electrónico supera facilmente.
    Até há livros electrónicos em que as páginas enrolam e emitem o som de virar a pagina ao toque dos dedos...

    O sucessos da facilidade de uso é inigualável, até a escola do meu filho (5 anos) distribui 200 ipads pelos 1° e 2º anos.

    E quando cheguei à biblioteca local, onde se pode usar ipads (gratuitamente) deparei ainda com um grande número de reformados que aderiram em grande parte ao iPad (e livros electrónicos), principalmente aqueles que se dedicam a viajar pelo imenso país que é a Australia, afim de passarem o tempo.

    ResponderEliminar
  2. Grande parte dos problemas que os pais têm na utilização da Internet e das novas tecnologias tem a ver com a ignorância.

    Os pais que são utilizadores frequentes são os que têm menos problemas com os filhos na utilização

    ResponderEliminar