quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ensino básico vocacional

Tem sido notícia nos noticiários de hoje, nomeadamente na RTP:
«O Ministério da Educação e da Ciência chama-lhe “ensino básico vocacional”. O projeto-piloto da tutela de Nuno Crato pretende tornar obrigatório o ensino profissional para alunos do terceiro ciclo de escolaridade, entre o sexto e o nono ano, que tenham reprovado mais de duas vezes. A notícia foi avançada na edição desta quarta-feira do Diário de Notícias e posteriormente confirmada pelo Ministério. A medida não agrada aos representantes de pais e de professores, que temem uma “estigmatização” do ensino profissional.»

Já sabíamos que ler faz bem...

mas esta notícia vem reforçar a ideia:

Ler com regularidade é benéfico para a saúde.

Aqui fica um excerto do texto:

«A investigação em questão mostrou que o desenvolvimento de atividades que estimulam o cérebro, nomeadamente a leitura diária desde tenra idade, pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer, inibindo a formação das placas amilóides, proteínas encontradas nos pacientes que sofrem do problema.  (...)

Vantagens começam nos primeiros anos
 
As vantagens começam, aliás, a sentir-se desde os primeiros anos. Ouvida pelo diário britânico, a neurocientista Susan Greenfield salientou que a leitura ajuda a aumentar os níveis de concentração das crianças e a sua capacidade de pensar com clareza, o que tem impactos nas fases mais tardias da vida.
 
"As histórias têm um início, um meio e um fim, uma estrutura que encoraja os nossos cérebros a pensar em sequência, a associar causa, efeito e significado", explicou a especialista, acrescentando que esse facto justifica a importância de os pais lerem aos filhos e sublinhando que "quanto mais o fazemos, melhores nos tornamos" a nível cerebral.»

 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mínimo de 20 alunos nas disciplinas de opção

Não sendo uma novidade, é mais uma triste notícia relativa ao novo ano letivo que se avizinha...

"Currículo do secundário mais pobre. Nova regra obriga a eliminar disciplinas." é o título da notícia do ionline.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Desastre artístico

Este desastre tem sido noticiado um pouco por todo o lado: senhora de 80 anos quase destruiu obra de arte, pois queria restaurar o trabalho do pintor espanhol.
Pode ler a notícia do Público aqui.
Sem palavras.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Aos atletas

"(...) há muitas pessoas que têm talento e vontade, e muitas delas nunca chegam a lado nenhum. Esse é apenas o princípio para se fazer alguma coisa na vida. O talento natural é como a força de um atleta. Por-se nascer com mais ou menos faculdades, mas ninguém consegue ser atleta simplesmente por ter nascido alto ou forte ou rápido. O que faz um atleta, ou um artista, é o trabalho, o ofício e a técnica. A inteligência com que se nasce é  simplesmente a munição. Para fazermos alguma coisa com ela é necessário transformarmos a nossa mente numa arma de precisão."

Carlos Ruiz Zafón, O Jogo do Anjo

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Jogos de verão

Cartas, Uno, palavras cruzadas, mímicas... Um sem número de possibilidades de jogos para miúdos e graúdos. Estas férias, de improviso, inventámos mais um ao alcance de todas as idades e bolsas.
Cada pessoa seleciona um objeto. O jogador seguinte, pela ordem pré-definida, inventa um uso melhorado ou futurista do mesmo. Entre jornais que 'leem' alto para os invisuais, cadeiras que se ajustam ao perfil da pessoa que se senta nelas, portas que se abrem sozinhas aos seus proprietários, muitas foram as invenções que animaram as nossas férias em família.

domingo, 19 de agosto de 2012

"A literatura, pelo menos a boa , é uma ciência com sangue de arte. Como a arquitectura ou a música."

Carlos Ruiz Zafón, O Jogo do Anjo

sábado, 18 de agosto de 2012

Jesus Cristo bebia cerveja

Já aqui falámos de Os livros que devoraram o meu pai. Afonso Cruz regressa. Desta vez ao Alentejo e à história de Rosa e da sua avó Antónia. É maravilhoso saborear cada uma das frases do autor. Algumas fazem-nos parar e pensar durante algum tempo, fazem-nos querer partilhar e ler alto para todos ouvirem como é fantástico, divertido, irónico ou, simplesmente, profundo! Jesus Cristo bebia cerveja, publicado pela Alfaguara.
BW

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Olimpvs.net, um mês depois

Faz hoje um mês que ocorreu o lançamento da colecção infanto-juvenil Olimpvs.net. Aquela que me junta à Ana num registo diferente: o escrever para os mais novos!
As reacções têm sido divertidas e fazem-nos acreditar que vamos no caminho certo. No site é possível aos leitores interagirem com as personagens e isso tem acontecido!
Um mês e a presença por duas vezes numa feira do livro, onde contactamos de perto com os mais novos levam-nos a acreditar que vamos no caminho certo!
Obrigada aos leitores!
B

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Banco de troca de manuais escolares

Foi notícia este fim de semana no Expresso e é uma iniciativa que merece destaque.
Os bancos de troca de manuais escolares estão a funcionar um pouco por todo o país.
É aqui, no Facebook, que pode encontrar o espaço de troca mais próximo.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Escrever e ler pode salvar

Diz Dulce Maria Cardoso, em entrevista ao Expresso:

"Na FLIP [Feira Literária do Paraty], fui a uma favela falar com adolescentes. Disse-lhes que, para quem tem vidas muito duras, escrever e ler pode salvar. O nosso território não é a família ou o país. É a nossa cabeça. Nós pertencemos aos nossos pensamentos."

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Tendinite...

... é o que tenho no meu braço esquerdo por causa do computador, ainda bem que as férias regressaram!


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Milagre de R.J.Palacio fala de bullying, mas não só




  August, ou Auggie para a família, nasceu com uma deficiência genética que faz com que o seu rosto seja completamente deformado. Ele sente-se "normal" mas a verdade é que ninguém olha para ele como se fosse um rapaz igual aos outros. Aos dez anos, August vai pela primeira vez enfrentar o dia-a-dia numa escola, até então teve aulas em casa, com a mãe e viveu num bairro onde todos o viram crescer e se habituaram ao seu aspecto. A vida não vai ser fácil.  Chama-se Milagre o livro de R.J.Palacio editado pela ASA. É escrito na perspectiva de Auggie, mas também da irmã Via e de alguns dos amigos. É um livro de leitura fácil mas emotiva, para adultos, mas também para pré-adolescentes e adolescente. Trata uma temática muito próxima de todos os que andam ou andaram na escola, o bullying.
Nos EUA, a editora Random House Children lançou uma campanha intitulada Choose Kind. Uma óptima mensagem para passarmos aos mais novos!
BW

sábado, 4 de agosto de 2012

As metas - versão 2

Ainda não analisei com o cuidado suficiente a nova versão das metas, nomeadamente as referentes à disciplina de Português. No entanto, sinto já a desilusão ao perceber que este período de discussão não passou de um engano. Muitas das sugestões e observações feitas caíram em saco roto. 
Das mesmas destaco a existência de um corpus obrigatório de leituras, por exemplo no 2º ciclo, que contraria a proposta dos programas, esta última mais aberta e adequada à diversidade da realidade das nossas escolas. Para não falar do número ou do pouco interesse que alguns títulos poderão suscitar nos alunos, sublinho que se trata de uma lista com títulos que não estão no mercado. Por exemplo, há um ano e meio que tento adquirir Os Piratas, de Manuel António Pina, e esta é uma das obras mais recentes da lista...
Não teria sido também de valorizar o facto de os manuais escolares, adotados recentemente pelas famílias portuguesas com a expectativa de um período de vigência de seis anos, não contemplarem a maioria das leituras agora dadas como obrigatórias, sendo que, nos casos que estas são contempladas, as mesmas não surgirem nos anos previstos pelas metas?

Por outro lado, confrange-me ainda o facto de encontrar nas metas uma linguagem que não é a dos programas. Não vou dizer qual prefiro, está mais certa, é mais atual. Mas vou dizer que as metas e os programas escolares, recém-chegados às escolas, pagos pelos contribuintes, deviam usar a mesma linguagem, partir dos mesmos pressupostos. 
As metas apresentam uma nomenclatura que diverge da de outros documentos emanados do mesmo Ministério da Educação (por exemplo, quatro/cinco domínios em lugar das cinco competências; Gramática em "alternativa" a Conhecimento Explícito da Língua). Fará isto algum sentido?

Às vezes, é uma desilusão ser professora em Portugal. Valem-nos os alunos e a paixão por esta profissão.

Bom fim-de-semana!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Metas curriculares

O Ministério da Educação e Ciência tornou públicas as metas curriculares para o ensino básico para as disciplinas de Português, Matemática, Educação Visual, Educação Tecnológica e Tecnologias da Informação e Comunicação. Está tudo aqui.

Tudo vai mudar

"Se é difícil atingir objectivos com 24 alunos..."
Todos sairão a perder - alunos, pais e o país...

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A Rita Pimenta escreveu sobre a colecção Olimpvs.net no PÚBLICO, ontem.
Pode espreitar aqui.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Resultados da 2.ª fase dos exames nacionais do secundário

Os resultados podem ser vistos nas escolas onde os exames foram feitos. A notícia está sobre a catástrofe que foram esses resultados está aqui.