quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Petição por Asia Bibi

Hoje, a Dra Manuela Eanes e um grupo de mulheres - as deputadas Maria de Belém Roseira, Teresa Caeiro e Teresa Leal Coelho; a ex-provedora da Justiça Madalena Oliveira Miranda, a editora Zita Seabra, Rosária Vakil e as jornalistas Helena Sacadura Cabral, Alexandra Borges e eu própria (!) - entregamos nas mãos da embaixadora do Paquistão, Humaira Hasan, uma carta para o presidente do seu país com um pedido: salvar Asia Bibi, uma mulher cristã, condenada à morte por blasfémia.
Segundo o livro Blasfémia, da jornalista francesa Anne Isabelle Tollet, publicado por Zita Seabra, a mulher analfabeta trabalhava no campo quando precisou de beber água e recorreu ao poço que seria destinado apenas a mulheres muçulmanas. Foi acusada de blasfémia e presa.
Quando isto acontece, toda a família é ostracizada. Foi o que aconteceu com o marido de Asia Bibi e os seus cinco filhos. Actualmente, vivem da venda do livro, contou-me Zita Seabra.
Por causa deste caso já dois membros do governo foram assassinados por extremistas. Por isso, diz a embaixadora, é preciso agir com cuidado, mas deixou a esperança: nunca ninguém foi morto pelo crime de blasfémia...
Entretanto, há uma petição que pode ser assinada aqui.
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário