sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Choque na Educação

aqui tinha falado deste livro Choque na Educação: Como os nossos erros estão a afectar os nossos filhos e o que podemos fazer para educá-los melhor.
Agora li e tornei-me numa nova mãe! Estou obviamente a brincar, mas à medida que ia lendo Choque na Educação, de Po Bronson e Ashley Merryman, editado pela Lua de Papel, ia fazendo-se luz na minha cabeça!
Os autores pegam em dezenas de estudos sobre educação, alimentação, comportamento, inteligência ou o sono das crianças e vão traçando quais são as técnicas de educação que fazem sentido.
Por exemplo: no que diz respeito à questão da auto-estima, tornou-se claro que só devemos elogiá-los quando eles realmente merecem e não vale a pena andarmos completamente embevecidos com tudo o que fazem porque isso só lhes fará mal.
Outra: Quanto mais dormirem, mais inteligentes ficam! Dormir bem também contribui para que não se tornem obesos. Mais: A partir de uma certa idade, quando eles nos mentem é mesmo para nos proteger, as suas mentiras são bem intencionadas. O que assusta é saber que é difícil apanhar-lhes uma mentira e que se mentem é porque aprenderam connosco...
Enfim, os estudos são muitos e por isso vale a pena ler este livro com o bom senso que é próprio dos pais!
BW

Sem comentários:

Enviar um comentário