quinta-feira, 13 de maio de 2010

Não tenho filhos suficientes

Ando em reportagem pelo recinto do santuário, já esvaziado de fiéis portugueses, mas com muitos grupos de jovens espanhóis, franceses, italianos, suíços. Em grupo e em roda cantam e dançam. "Passam o dia inteiro nisto", queixa-se um camara para dois colegas. Eu gosto.
Dirijo-me a um dos grupos e começo a falar com o padre que o acompanha, é de Madrid, não quer falar, diz-me, porque a comunicação social trata muito mal a Igreja (como trata mal os professores e todas as classes sociais, pensei eu, a comunicação social é péssima, já sei...). "Eu não, eu só escrevo o que me disser", insisto, de sorriso aberto, na expectativa de conseguir entrevistá-lo. "Ontem entrevistei o cardeal de Boston, conhece?", continuo. Ele pára para me olhar e pergunta: "És católica?". "Sim, mas aqui estou como jornalista". "Tens filhos?". "Sim". "Quantos?". "Dois". "Só dois? Não é suficiente. Espanha e Portugal estão envelhecidos, são precisas crianças. Deus ajuda-te".
Conclusão: não sou uma boa católica... mas sou boa jornalista porque acabei por convencê-lo a conversar comigo!
BW

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Barbara, acho que o esforço a colocar é em ser boa pessoa. Boa Mulher. Boa mãe. Boa companheira de viagem. Boa jornalista. O melhor possível, sempre e em tudo :)

    ResponderEliminar
  3. Pois bem, é como ARB diz, o esforço é ser-se uma boa pessoa e isso com filhos ou sem filhos, é um objectivo a perseguir.
    Que raio de comentário o do Padre, ai ai... sorte...
    Pois sra boa jornalista, continue a perseguir os seus ideais e sonhos! Um beijo grande... e gabo-te a paciência...

    ResponderEliminar
  4. :) O comentário é de uma certa igreja à qual este Papa dá muita força e ontem apelou mesmo aso bispos portugueses para que acolham mais estes movimentos, grupos que vão ganhando força, que levam para lá da letra aquilo de que Cristo nos fala... Obrigada amigas! BW

    ResponderEliminar